MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

2020

Última modificação: Terça-feira, 24 de agosto de 2021

ACESSAPP: Guia de Acessibilidade

Autores:
Fábio Gabriel Bernardo de Almeida
Gustavo Silva Ribeiro
Heitor Sousa Donato
Luan Soares Oliveira (Orientador)
Thiago Amaral Guarnieri (Co-orientador)

Resumo: Muito tem se falado sobre inclusão e acessibilidade, porém pouco se tem feito para auxiliar as pessoas com deficiência (PcD’s). Estudos apontam que apenas alguns dos estabelecimentos são acessíveis, sendo a maioria pouco ou nada acessíveis. Uma PcD não consegue saber quais locais são acessíveis, e para auxiliar na descoberta e mapeamento de locais com respeito ao seu nível de acessibilidade, foi desenvolvido um aplicativo de mapeamento colaborativo. O aplicativo pode ser de auxílio já que através de API´s do Google como PLACES, LOCATIONS e também do Google Maps pode-se criar um mapeamento dinâmico tendo o usuário como referência, e nele ter estabelecimentos que podem ser avaliados e servir assim de ajuda na hora de escolher onde ir. Esse aplicativo permite ainda que seja colocado avaliações de outros usuários, possivelmente outras PcD’s, o que permite que a avaliação seja feita por alguém que vai notar cada detalhe e expressar através de sua própria experiência. Para o desenvolvimento desse aplicativo foi feita a modelagem do sistema através do BrModelo e StarUML que permitiu a construção do modelo de entidade e relacionamento do banco de dados e do diagrama de caso de uso. Para a programação do código fonte foi usado uma IDE chamada Android Studio, cedida pelo Google com base na linguagem Java.

Palavras-chave: Acessibilidade; Aplicação Mobile; Mapeamento Colaborativo.

LCow

Autores:
Antônio Carlos Stephan de Souza Neto
Elvis de Freitas Pires
Kawanne de Sousa Maia
Rafael José Fonseca de Sá (Orientador)
Maicon Stihler (Co-orientador)

Resumo: Em pequenas propriedades de leite é notável a falta de sistemas computadorizados para o auxílio dos produtores. O avanço na área da tecnologia da informação facilita o acesso a determinados dados, possibilita a aferição de determinadas grandezas e o armazenamento seguro das informações. Cientes de que determinadas variáveis têm uma influência direta na produção de leite em rebanhos bovinos e que cada dia mais o agronegócio busca soluções para gerir as propriedades, nossa equipe buscou uma solução que auxilie pequenos produtores a acompanhar seu rebanho. O Lcow seria uma ferramenta que registra não só os animais, mas a produção desses, buscando trazer ao produtor uma visão clara dos fatores que impactam na produção e na produtividade desses animais.

Palavras-chave: Gado de leite; Produtividade; Gestão de rebanho.

SLIN: Sistema de Leitura Inteligente

Autores:
Gustavo da Silva Monteiro
João Victor Manhães Senra
Vinícius Latini Gonçalves
Felipe Laure Miranda
Luís Augusto Mattos Mendes

Resumo: Diante do processo de desregulamentação do setor elétrico e o advento das Redes Inteligentes (Smart Grids), os sistemas elétricos têm vivenciado melhorias na qualidade de fornecimento de energia e aumento da participação dos clientes no segmento de geração distribuída. No entanto, o consumidor ainda enfrenta limitações relacionadas às informações detalhadas de seu faturamento, o que impede de conhecer seu perfil de consumo e a modalidade tarifária mais adequada. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo aplicar os conceitos de Smart Grids e Internet das Coisas para desenvolver um dispositivo de medição inteligente, nomeado LIN-P01, que possibilite a leitura do valor de energia elétrica em um determinado período de tempo e permita a visualização desses dados através de um sistema web, denominado SLIN Web. O LIN-P01 é um dispositivo microcontrolado, desenvolvido com Arduino, acoplado a um sensor de corrente por Efeito Hall. Já o sistema web foi desenvolvido com as tecnologias HTML5, CSS3, PHP7, Javascript e banco de dados MySQL. Tanto o dispositivo quanto o sistema web encontram-se desenvolvidos, o LIN-P01 está calibrado e recebe as informações de consumo e as envia para o banco de dados. Já o SLIN Web disponibiliza os dados advindos do LIN-P01 através de gráficos e valores total e médio. Após o término do projeto, espera-se que o mesmo possa influenciar positivamente o setor elétrico brasileiro para tornar o gerenciamento do consumo de energia elétrica uma realidade próxima dos consumidores finais, gerando cada vez mais, hábitos de consumo consciente.

Palavras-chave: Smart Grids; Sistema Web; Dispositivo de medição.

VãoDeÔnibus: Sistema Colaborativo para Suporte à Usuários de Ônibus

Autores:
Karina André Boline
Bruno Cesar Rodrigues Caetano Ramos Souza
Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra (Orientadora)
Luís Augusto Mattos Mendes (Co-orientador)

Resumo: O sistema VãoDeÔnibus foi pensado a partir de experiências negativas vivenciadas pelos seus desenvolvedores em relação ao uso de ônibus. Dessa maneira, foi criado um aplicativo para dispositivos móveis, de acesso gratuito, que tem como objetivo principal auxiliar os usuários desses transportes coletivos, garantindo uma maior comodidade aos mesmos para consultar a rota, os horários e o trajeto dos ônibus. O sistema conta com uma plataforma colaborativa que visa otimizar a troca de informações entre usuários, tornando-o um aplicativo dinâmico e com dados alimentados pelos próprios usuários. O VãoDeÔnibus foi desenvolvido utilizando o React Native Expo, um framework que utiliza linguagem Javascript para desenvolver o front-end; a linguagem PHP como linguagem cliente-servidor; a linguagem MySQL, para criação e manipulação do banco de dados; e a API do Google Maps, para a utilização de serviços de geolocalização. Deste modo, o sistema busca auxiliar os usuários, disponibilizando informações como localização, horários, linhas, pontos para embarque e desembarque de passageiros além das rotas e da geolocalização referentes a esses transportes públicos.

Palavras-chave: Aplicativo; Transporte; Sistema colaborativo.

GreenGrown

Autores:
Kawanny Aparecida da Costa Tacon
Marcelo Soares de Araújo Júnior
Juliana Neves Barbosa (Orientadora)
Franciele de Oliveira Pimentel (Co-orientadora)
Jeronimo Costa Penha (Co-orientador)

Resumo: De acordo com (HOFFMANN, 2014), a produção anual da Agricultura Familiar de 2006 foi responsável por 33,2% do valor total da produção agrícola brasileira. Porém, para que ocorra uma boa colheita é necessário o preparo adequado do solo, fazendo-se necessária uma análise quanto à fertilidade dele. Entretanto, análises laboratoriais geram custos e podem demorar dias para ficarem prontas. Sendo assim, com o intuito de otimizar a produção agrícola familiar, diminuir custos e minimizar o desperdício de suprimentos empregados nas etapas que antecedem o plantio, foi produzido um software para dispositivos móveis capaz de avaliar a fertilidade do solo. Esse software recebe como entrada uma imagem, a data, a localização do usuário e os dados de pH, umidade e cultura. Esses dados são analisados através da Carta de Munsell (MUNSELL, 1929) e de uma tabela criada, pelos autores do sistema, com as culturas mais comuns na Agricultura Familiar, além das principais características destas. O resultado da análise é retornado juntamente com dicas para os quesitos que não estão ideais, a fim de oferecer ao usuário soluções para que o solo se torne apto ao plantio. Para alcançar os resultados foi utilizado o algoritmo K-Nearest Neighbors (KNN), muito utilizado em problemas de classificação. O presente projeto já possui o Minimum Viable Product (MVP) pronto para utilização dos usuários, oferecendo, desse modo, uma ferramenta de fácil acesso e com o intuito de solucionar alguns problemas enfrentados pelos pequenos produtores, por meio de uma análise de solo rápida e prática.

Palavras-chave: Análise; Fertilidade; Solo.

MáJáChegô?!: Sistema para Gestão de Pedidos e Entregas para Empresas de Pequeno Porte

Autores:
Maria Clara Ribeiro de Menezes
Filipe de Lima Namorato
Letícia Lopes dos Anjos
Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra (Orientadora)
Luís Augusto Mattos Mendes (Co-orientador)

Resumo: Tem-se como objetivo deste trabalho desenvolver um sistema para apoio a gestão de pedidos realizados por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp em um único sistema web para que ajude empresas, principalmente de pequeno porte, na organização de seus pedidos. A necessidade de uma gestão ágil das mensagens recebidas para a realização de pedidos nestas empresas é crucial, devido ao grande volume de mensagens recebidas, o que demanda muito tempo do responsável por esta tarefa na empresa para realizar a coleta e o devido encaminhamento dos pedidos. Ressalta-se ainda que, uma má gestão dos pedidos recebidos pode acarretar em atrasos nas entregas, produtos entregues de forma incorreta e, consequentemente, gerar uma insatisfação do cliente e resultar em uma reputação ruim ao estabelecimento. Dessa forma, o projeto MáJáChegô?! propõe uma solução para tal problema enfrentado por grande parte dos pequenos empresários atualmente, através de um sistema web que permite o gerenciamento de todos os pedidos recebidos via WhatsApp. Para isto, foi desenvolvido um bot para coletar os pedidos e encaminhá-los ao sistema web assim que finalizado. Todos os pedidos recebidos são exibidos, gerenciados e armazenados em um único sistema, visando facilitar e agilizar o atendimento ao cliente e a correta entrega de seu produto dentro do tempo previsto. Espera-se que, com a otimização no processo de coleta, armazenamento e exibição dos pedidos em um único sistema, o estabelecimento seja capaz de atender aos pedidos recebidos com maior agilidade, além de permitir um maior número de pedidos entregues e, com isso, gerar mais lucro para o pequeno empresário.

Palavras-chave: Gestão de pedidos; Bot; Sistema Web

InRio: Sistema de Alerta de Inundações em Cataguases – MG

Autores:
Letícia Carvalho de Oliveira Albuquerque
Vitória Maria Hipólito Pires
Joventino de Oliveira Campos (Orientador)
Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra (Co-orientadora)

Resumo: Além de contribuírem para os estoques totais de água doce existentes na biosfera, os rios são extremamente importantes para a civilização humana. Compreender como os eventos naturais impactam nossa sociedade é extremamente necessário para o bem estar de toda a população. Com o avanço das civilizações e o surgimento das cidades, algumas práticas humanas vieram a favorecer a ocorrência de inundações como, por exemplo, o desmatamento acentuado nas proximidades da margem dos rios. Em função disso, torna-se imprescindível soluções para minimizar tais impactos. Nesse contexto, este projeto consiste no desenvolvimento de um sistema web para monitoramento do nível do Rio Pomba na cidade de Cataguases – MG. O sistema é integrado à Agência Nacional das Águas por meio de um serviço web que oferece o acesso ao banco de dados que contém as informações coletadas pela Rede Hidrometeorológica Nacional, como por exemplo, o nível dos rios e a data e hora de medição. Além de disponibilizarmos o acesso a um histórico com as variações do nível do Rio Pomba na cidade de Cataguases, os usuários cadastrados em nosso site, também possuem a possibilidade de se manterem em alerta sobre possíveis ocorrências de inundações em Cataguases. Os usuários também possuem acesso a um mapa colaborativo, onde há a possibilidade de inserir e acompanhar os pontos mais críticos na cidade de Cataguases em momentos de inundações. Portanto, este sistema busca apresentar informações sobre inundações de uma forma mais organizada e fácil para a população.

Palavras-chave: Rios; Nível; Serviço Web; Sistema Web.

Não possui vídeo

G-Bov: Sistema de Gerenciamento Bovino

Autores:
Amanda Salgado Reis de Castro
Camilla Rodrigues de Assis
Scarllatte Sthéphany da S.S Ribeiro
Luan Soares Oliveira (Orientador)
Tatiana Barbosa de Azevedo (Co-orientadora)

Resumo: Com o passar dos anos, a prática da pecuária voltada para o gado de corte vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas, e estas, muitas vezes, não possuem recursos para pagar por um aplicativo de qualidade para monitorar seus animais. A partir disso, vê-se a necessidade de criar uma plataforma gratuita que ajude o proprietário para que ele possa ter o controle e a ficha de seus animais em um sistema sem precisar de papéis. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo para sistema operacional Android que conta com um banco de dados para que informações importantes sobre os animais, como nome, sexo, raça, peso e outros, possam ser armazenadas.

Palavras-chave: Pecuária; Manejo; Aplicativo.

Não possui vídeo