MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Apresentação

Última modificação: Segunda-feira, 27 de março de 2023

História do Curso

A implantação do Curso  ocorreu em 1997 na forma integrada com o nome de Informática Industrial, posteriormente o Curso passou a ser ofertado nas formas Subsequente e Concomitante.

No ano de 2007, a nomenclatura era Informática Industrial/Automação- Proc 003119/07-73 aprovado pela Resolução CEPE 5307 e (Proc 23062.002505/07-10 e 23062.002913/07-18-PROEJA), e, no ano de 2009, teve a denominação alterada para Curso Técnico em Informática, em conformidade com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos/SISTEC, instituído em 2008.

O curso técnico em Informática ofertado na Unidade Leopoldina possui três eixos principais:

(1) Desenvolvimento de sistemas para desktop, aplicativos móveis e Web, aplicando conteúdos de lógica, programação e banco de dados;

(2) Suporte em sistemas operacionais, redes de computadores, montagem e manutenção de computadores;

(3) Automação de pequenos projetos, abordando conteúdos básicos de sistemas digitais microcontrolados. O currículo do curso técnico em informática é moderno e está atualizado com as novas tecnologias, sendo um curso que prima pelo ensino de qualidade.

Objetivo do Curso

Formar profissionais com atitudes éticas, críticas e ativas, capacitados a exercer atividades de manutenção
de computadores, suporte ao usuário, desenvolvimento de projetos, instalação, produção e manutenção de sistemas informatizados, além de supervisionar equipes de trabalho que venham a desenvolver essas atividades.

Perfil do Profissional

O Técnico em Informática exerce atividades relacionadas à instalação de sistemas operacionais para desktop
e servidores, desenvolvimento e documentação de aplicações com acesso à internet e banco de dados, realização de manutenção em computadores de uso geral, além de instalação e configuração de redes de computadores de pequeno porte.

Campos de Atuação

  • Desenvolvimento e manutenção de Programas Aplicativos.
  • Montagem, manutenção e instalação de equipamentos, suporte em Sistemas Operacionais, bem como a administração e manutenção de Redes de Computadores.
  • Avaliação e especificação de necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários.
  • Coordenação de equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.
  • Elaboração de projetos, layouts, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.
  • Projeto de melhorias nos sistemas convencionais de programação, instalação e manutenção, propondo
    incorporação de novas tecnologias.