MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

2019

Última modificação: Terça-feira, 24 de agosto de 2021

Aeden: aplicativo para alerta e consulta do risco de contaminação por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Autores:
Lavínia Vieira de Oliveira
Letícia Pereira Silva
Marcos Vinícius Carvalho Amorim
Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra (orientadora)
João Gabriel Rocha Silva (coorientador)

Resumo: Estima-se que 3,97 bilhões de pessoas vivam em área de risco de transmissão da dengue, e, apesar dos esforços governamentais, como a inserção de agentes epidemiológicos, os índices de contração da doença são altíssimos todos os anos. As doenças transmitidas principalmente pelo Aedes aegypti (dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela) têm causado grande transtorno na sociedade e demandado altos gastos com saúde pública, visto que o tratamento exige medicamentos diversos e infraestrutura hospitalar suficiente para acolher os pacientes. Tem-se como hipótese que, conhecendo o perigo de uma área, pode-se tomar as devidas precauções, como o uso de repelente e calça, além das medidas divulgadas pelo governo para evitar o acúmulo de água parada. Dado que a prevenção é a melhor forma de combate ao mosquito, pretende-se reduzir a disseminação das doenças transmitidas por ele e, consequentemente, elevar a qualidade de vida da população. Nesse contexto, faz-se crucial o desenvolvimento de uma solução que intervenha nesse cenário. O aplicativo Aeden foi criado com o intuito de auxiliar no combate ao mosquito e na prevenção das enfermidades transmitidas por ele, fornecendo o risco de contaminação de regiões diversas em um mapa interativo, além de enviar notificações referentes à localização atual do usuário. Para tanto, uma série de cálculos, baseados em dados reais fornecidos por instituições confiáveis, são feitos através da implementação do método de extrapolação matemática, obtendo uma previsão próxima à realidade futura. Além disso, é possível realizar o monitoramento regular de locais de interesse do utilizador.

Palavras-chave: Aedes aegypti; Prevenção; Previsão.

AjudAqui: Sistema auxiliar para a identificação do perfil de ingressantes em cursos ofertados em uma instituição de ensino

Autores:
Ana Carolina de Oliveira Ribeiro
Beatriz Romero Martins
Joysce da Silva Lopes
Érica da Costa Reis Carvalho (orientadora)
Luís Augusto Mattos Mendes (coorientador)

Resumo: Muitos alunos dos ensinos Fundamental II e Médio, optam em cursar um ensino técnico e/ou superior a fim de enriquecerem seu conhecimento e pela busca de uma boa profissão no mercado de trabalho. Contudo, ao tentarem ingressar em alguma instituição de ensino, alguns desses estudantes apresentam dúvidas em relação a escolha do curso técnico ou superior. Acredita-se que grande parte dessas dúvidas são oriundas da falta de conhecimento prévio dos conteúdos que são abordados nos cursos. O fato de não saberem qual dos cursos corresponde aos seus interesses pode resultar em escolhas precipitadas, e estas, por sua vez, podem gerar uma frustração por parte dos estudantes em relação ao curso escolhido. Diante disto, o objetivo deste projeto foi desenvolver um sistema web capaz de auxiliar os alunos no processo de escolha e, através deste, apresentar o conteúdo abordado dos cursos, a fim de que os estudantes ingressantes tenham uma visão mais abrangente de cada curso. Para isso, o sistema disponibiliza um questionário composto por perguntas relacionadas aos conteúdos abordados nos cursos oferecidos na instituição de ensino. Ao responderem o questionário, os estudantes estarão escolhendo quais conteúdos são, segundo seus interesses, mais atrativos. Através das respostas obtidas no questionário, é possível calcular um percentual de compatibilidade, possibilitando estabelecer a relação de afinidade entre os interesses acadêmicos dos alunos e dos cursos. Dessa maneira, espera-se que, por meio do questionário e da apresentação dos cursos, os alunos que possuem o interesse em ingressar em uma instituição de ensino técnico ou superior, possam obter uma ajuda direcionada ao processo de escolha do curso.

Palavras-chave: Questionário; Escolha acadêmica; Dúvida.

Transporte de cargas utilizando robôs com aplicação de Algoritmo Genético

Autores:
Ágata Meireles Carvalho
Gabriel Casemiro Barbosa
Júlio César Valverde da Silva
Érica da Costa Reis Carvalho (orientadora)
Rafael José Fonseca de Sá (coorientador)

Resumo: A aplicação da robótica na automação de diversas atividades cresce proporcionalmente ao avanço tecnológico. Um robô, por exemplo, pode ser utilizado para o transporte de cargas, na expectativa de ter o menor esforço possível. Para isso, uma área bastante estudada da computação é aplicada, a otimização via algoritmos inspirados na natureza, que possuem as mais diversas aplicações. O projeto consiste na utilização de um robô de pequeno porte para transportar cargas dentro de espaços limitados, percorrendo o menor caminho possível, de forma a atender a todas as solicitações. Levando em consideração alguns problemas comumente enfrentados, como a espera de entregas por muito tempo, destruição e/ou perda da encomenda, espera-se que um Algoritmo Genético (AG) possa determinar o melhor caminho a ser seguido pelo robô, e, assim, preservar o que deve ser entregue. A ideia surgiu a partir do atrativo pela área da eletrônica, especificamente a robótica, e da utilização de uma técnica bioinspirada para a solução. Será utilizado o Arduino – uma placa composta por um microcontrolador, que utiliza uma linguagem baseada em C/C++ – e a plataforma ROS (Robot Operating System), que permite que o proprietário do robô tenha uma arquitetura de processamento em paralelo com seu controle. Este trabalho conta com testes práticos utilizando um robô de baixo custo a fim de efetuar as diversas solicitações de entrega de cargas. Os testes de validação tanto do Algoritmo Genético quanto do controlador, atenderam a expectativa obtendo boas soluções, conforme esperado.

Palavras-chave: Robótica; Automação; Otimização.

Identincêndio: Plataforma Web para predição e simulação de incêndios florestais naturais

Autores:
Gabriel do Carmo Silva
Guilherme Henriques de Magalhães,
João Pedro Voit de Rezende
Luís Augusto Mattos Mendes (orientador)
João Gabriel Rocha Silva (coorientador)

Resumo: Com as recentes tragédias naturais ocorridas no país, observou-se a crescente necessidade da utilização da tecnologia hoje disponível para que, de alguma forma, tais acontecimentos pudessem ser previstos e evitados. Os incêndios naturais, com o auxílio de diversos índices probabilísticos de propagação do fogo, tornaram-se passíveis de predição, seguindo os dados meteorológicos locais, como temperatura e umidade do ar. Este sistema visa informar se uma localidade selecionada pelo usuário possui condições favoráveis para a ocorrência de incêndios, utilizando o “Índice de Angstrom”. Com a obtenção dos dados meteorológicos de forma automática a partir da seleção da localidade pelo usuário, o sistema é capaz de aplicá-los no índice citado, proporcionando à população, fácil acesso às funcionalidades alcançadas, fornecendo informações antecipadas em relação à possibilidade de ocorrência de um incêndio florestal natural. Além disso, após um possível foco de incêndio apontado pelo índice, o sistema é capaz de oferecer ao usuário a opção de realizar a simulação da propagação do mesmo nas áreas próximas, mostrando o resultado em coloração vermelha, tornando possível identificar as áreas afetadas. Com essa antecipação das possíveis ocorrências de incêndio natural e com a simulação de uma possível propagação, será possível aos órgãos públicos de combate a incêndios uma contenção mais eficaz e rápida, caso ocorra tal acidente. O algoritmo do índice probabilístico implementado se mostrou eficiente ao analisar dados climáticos de regiões florestais nas quais ocorreram incêndios naturais, além de, para um determinado dia, mostrar como favoráveis ou não as condições climáticas para tal ocorrência.

Palavras-chave: Incêndios florestais naturais; Predição; Simulação.

QUEDAPP: DETECTOR DE QUEDAS

Autores:
Mateus Correa Montan Valerio
Nycolas Lacerda Pereira
Rafael Coli Alves
Nielson Soares (orientador)
Jeronimo Penha (coorientador)

Resumo: Segundo o Ministério da Saúde, a queda é um evento bastante comum na vida de idosos e pode estar relacionada a diversos fatores. O consumo de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos, envelhecimento, diminuição da visão e alterações no equilíbrio contribuem para a ocorrência de quedas, segundo a Dra. Kelem de Negreiros Cabral, geriatra no Hospital Sírio-Libanês. Também segundo a Dra, doenças que afetam o sistema motor como Parkinson, esclerose múltipla, hidrocefalia, artrose no joelho e neuropatia diabética, sequelas físicas relacionadas ao acidente vascular cerebral (AVC), também são fatores que influenciam na ocorrência de quedas. O monitoramento das quedas é de extrema importância, principalmente no caso de idosos, levando em consideração os riscos de lesões, hospitalizações, o medo de cair novamente, perturbação da mobilidade e até mesmo a morte. Este trabalho tem o intuito de monitorar e detectar quedas e emitir notificações para contatos registrados no aplicativo. Para realizar a detecção de quedas foram concluídas quatro etapas: coleta de dados, análise de dados, desenvolvimento do algoritmo e testes iniciais. Na fase de coleta foram realizadas simulações de ações cotidianas e extraídos dados do acelerômetro dos smartphones. Na fase de análise, com o auxílio de gráficos, foram identificados padrões, característicos de eventos de queda. A partir desse ponto, foi possível desenvolver um algoritmo de detecção de quedas. Utilizando os dados das simulações para testar o algoritmo, obteve-se um resultado positivo, com 94% de precisão.

Palavras-chave: Monitoramento das quedas; Detecção de quedas; Riscos de lesões.

VigiDrone: Sistema de Vigilância utilizando Drone com Reconhecimento Facial

Autores:
Augusto Gabriel Lomba Pires
Douglas Rubim Sabino
Laís de Oliveira Dalforne
Luis Claudio Gambôa Lopes (orientador)
Jeronimo Costa Penha (coorientador)

Resumo: O projeto consiste em um sistema de vigilância que, através da utilização de um drone com câmera, utiliza a técnica de reconhecimento facial para obter um controle de determinada área, e dessa forma, é capaz de diferenciar pessoas intrusas e não intrusas em algum local, contactando a uma central de segurança onde se é possível validar as informações captadas. A ideia surgiu a partir do atual estado de defasagem dos sistemas de segurança que possuímos no nosso país, com altos índices de criminosos sendo liberados ou em estado de fugitivo. Por isso, o VigiDrone visa auxiliar agentes de segurança, seja pública ou privada, e a sociedade como um todo ofertando um sistema relativamente acessível, com pouco gasto de hardware e com uso de um drone relativamente acessível no mercado. Optamos por utilizar um drone pois este apresenta grande vantagem em relação às câmeras de segurança públicas convencionais graças à sua mobilidade, proporcionando “olhos no céu” para quem o utilizar. Além disso, contamos com uma aplicação web, onde o usuário pode cadastrar as imagens dos rostos em um banco de dados, classificando as pessoas em três grupos distintos: “permitidas, proibidas e desconhecidas”, sendo que, após o registro de novos indivíduos no banco através da plataforma, o software atualiza as buscas no mesmo e já se torna capaz de reconhecê-los automaticamente.

Palavras-chave: Reconhecimento facial; Crimes reincidentes; Drone.

Ferramenta para identificação e classificação de fake news na web

Autores:
Antony Leme Novais Ferreira
Davi Guerra do Nascimento
Samuel da Costa Alves Basílio (orientador)
João Gabriel Rocha Silva (coorientador)

Resumo: As notícias falsas, atualmente conhecidas como fake news , têm existido por séculos. Com a popularização da internet e especialmente dos aplicativos de mensagens e das redes sociais, a divulgação de notícias por meios não tradicionais ficou demasiadamente facilitada, resultando no aumento das ocorrências e da divulgação destas fake news , tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Por conta disto, este tem sido um tema muito debatido na atualidade, devido a sua sua grande capacidade de influenciar pessoas e pelo poder de impactar até mesmo nos resultados de eleições políticas, tornando a detecção dessas notícias um tópico também popular na comunidade científica. Entretanto, as fake news podem ser a respeito de qualquer conteúdo. Chama-se de fake news qualquer notícia que não é totalmente verídica e feita intencionalmente para enganar e convencer leitores a acreditarem em algo que não é verdadeiro. Dessa maneira, o objetivo deste projeto é desenvolver uma ferramenta que através da análise dos metadados de uma publicação seja capaz de identificar e classificar a mesma como sendo verídica ou não. Assim, pretende-se auxiliar usuários quanto ao consumo e propagação de conteúdos falsos na internet. Pretende-se também a aplicação desta ferramenta em uma extensão para navegadores web , onde seja possível realizar análises na página e apontar automaticamente um porcentual que indica as chances de um conteúdo ser falso ou não, trazendo uma forma de detecção automática.

Palavras-chave: Fake News; Modelagem; Identificação.

SUHM: SISTEMA UNIFICADO DE HISTÓRICO MÉDICO

Autores:
Camila Machado Belmiro
Nikolas Oliver Sales Genesio
Vitória Napoleão Belmiro
Nielson Soares (orientador)
Alexander Corrêa dos Santos (coorientador)

Resumo: O crescimento do número de acidentes, violência urbana e insuficiente estruturação da rede de serviços de saúde são fatores que têm contribuído decisivamente para a sobrecarga dos serviços de urgência/emergência em hospitais e similares. O conhecimento desta realidade é de importância fundamental, no sentido de valorizar as necessidades de reestruturação do atual sistema de saúde, na perspectiva de consolidação dos princípios do SUS. Por esse motivo, vê-se a necessidade de criar uma plataforma unificada, visando maior facilidade no acesso do histórico médico do paciente, que deve conter medicamentos, exames, cirurgias, alergias, entre outros. Para isso, é proposto a implementação de uma aplicação Web e um aplicativo para sistema operacional Android, conectados a um mesmo banco de dados. Assim, o usuário poderá preencher o formulário com os dados solicitados, e os médicos e socorristas terão acesso a esses dados, facilitando o atendimento dos mesmos. Em percepção, ter acesso ao histórico médico do paciente através de uma plataforma digital será de bastante importância, pois como se pode perceber em nosso país, há uma insatisfação muito grande nos sistemas públicos de saúde. Acredita-se que hoje tudo gira em torno da tecnologia, e por esse motivo foi criado uma estratégia para implementar o sistema no mercado afim de obter o sucesso que se espera.

Palavras-chave: Plataforma Unificada; Histórico Médico; Urgência/Emergência.