MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Mostra de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – MOCITEC MG

Quinta-feira, 22 de setembro de 2022
Última modificação: Quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Aconteceu na última semana, de 12 a 16 de setembro, no campus Leopoldina do CEFET-MG, a Mostra de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – MOCITEC MG (www.mocitecmg.com.br) que é um evento acadêmico organizado por docentes, técnicos administrativos e discentes do CEFET-MG que busca valorizar o potencial de nossos alunos e conectá-los a estudantes de outras instituições e profissionais da área de Leopoldina e região.

Por se tratar de um evento acadêmico que envolve um público com formação multidisciplinar, sua programação buscou despertar os alunos para as diversas áreas de atuação no mercado e integrar os discentes dos cursos Técnicos e de Engenharias ofertados no campus Leopoldina, sendo eles: Técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e das graduações em Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação. Durante o evento, além de oportunizar a troca de experiência com profissionais atuantes no mercado e a integração do CEFET-MG com a comunidade, também pode-se destacar a apresentação e divulgação científica de diversas produções tecnológicas desenvolvidas ao longo dos cursos.

Portanto, a programação do evento contou com palestras, minicursos, oficinas, concurso de trabalhos acadêmicos, visitas técnicas, competições: esportivas, de e-sports, de programação e robótica.

Estas atividades visam despertar o interesse da comunidade nas mais diversas áreas em que o profissional, formado pelo CEFET-MG, atua junto ao mercado de trabalho. Além disso, também buscou-se uma maior integração entre os discentes, mesmo que estes estejam em fases diferentes de um curso ou mesmo em cursos diferentes.

A MOCITEC MG foi executada com a parceria dos núcleos do CEFET-MG, campus Leopoldina: Encautech, AEE (Association of Energy Engineers CEFET-MG Student Chapter), Pet Controle e Automação, NRL (Núcleo Robótica de Leopoldina), Pet.COMP, Bahamut (Núcleo de games), Oktoplus Programação Competitiva, Crea Jr-MG, Atlética CEFET Leopoldina, DA Leopoldina, com a realização local coordenada pelo LINCE (Laboratório de Iniciação Científica e Extensão da Computação). No total foram ofertados 8 palestras, 33 minicursos e oficinas, 2 competições de e-sports, 4 visitas técnicas e 3 competições acadêmicas, que atenderam um total de mais de 500 alunos.


As visitas técnicas foram realizadas nas empresas: Campo Experimental da Embrapa Gado de Leite, RBM Web Sistemas Inteligentes, Usina Hidrelétrica Barra do Braúna e Racional Elétrica.

Dentre as competições, podemos destacar Competição de Combate Sumô Lego, Competição de Programação, Competição de FIFA 22 e LOL (League of Legends) e o tradicional Concurso de Trabalhos.

 O 3º Concurso de Trabalhos, que anteriormente era promovido pela Semana da Computação e que neste ano passou a integrar a MOCITEC MG, contou com 16 trabalhos participantes. Além da Premiação de 1º, 2º e 3º Lugar Geral, inauguramos na MOCITEC MG dois novos prêmios, sendo estes o de Votação Popular e o de Inovação Tecnológica.

Exposição do Concurso de Trabalhos Acadêmicos

No primeiro lugar geral ficou o trabalho Sangue Bom: Uma Rede Social para Doadores dos autores Isabelly Araújo Temoteo, Rafael Rocha Ribeiro e João Pedro Martins Cruz alunos do curso técnico em Informática orientados pelo professor Anderson Grandi Pires.

Já no segundo lugar geral ficou o trabalho THE LAST – Jogo de Sobrevivência com Desafios de Lógica de Programação Utilizando o Unity 3D dos autores Antônio Carlos Stephan de Souza Neto, Richard Coelho Gomes graduandos do curso de Engenharia de Computação e, Pedro Augusto Moreira Domingues, Nicole Coelho Gomes alunos do curso técnico em Informática orientados pelo professor Luan Soares Oliveira.

Em terceiro lugar geral ficou o trabalho Estudo para Implantação de Sistema para Gerenciamento da Ocupação de Vagas em Ônibus Escolares dos autores Mariana Guedes da Silva, Matheus Amorim Amaral e Willian Reis Milani Matias, alunos do curso técnico em Informática orientados pelos professores Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra e Luís Augusto Mattos Mendes.


Prêmio de Votação Popular foi atribuído ao trabalho com o maior número de votos recebidos pelo público sendo o trabalho vencedor, com 40,1% dos votos recebidos na Votação Popular, InvestMedia: Rede social de investimentos dos autores Luis Guilherme Mourelhe Fernandes, Leonardo Mendonça de Oliveira e Hilton Couto Carrara da Silva, alunos do curso técnico em Informática sob a orientação dos professores Luís Augusto Mattos Mendes e Gustavo Montes Novaes.


Troféu do Prêmio RBM WEB de Inovação Tecnológica

Prêmio RBM WEB de Inovação Tecnológica
O Prêmio RBM WEB de Inovação Tecnológica é uma premiação especial concedida em parceria com a RBM WEB o qual é entregue ao trabalho com maior destaque pelo seu potencial de inovação e aplicação no mercado. O trabalho selecionado para receber o Prêmio RBM WEB de Inovação Tecnológica foi Leviathan, dos autores Fábio Gabriel Bernardo de Almeida, Gabriella Oliveira Carvalho, Sarah Aparecida de Oliveira Chaves, alunos do curso técnico em Informática e orientados pelos professores Gustavo Montes Novaes e Raquel Fernandes Rezende.

Além de envolver os alunos e servidores da instituição, nesse período, o campus também recebeu a visita de 241 alunos de escolas públicas de Leopoldina e região, dos quais 81 alunos participaram do Hackathon promovido pelo projeto de extensão Educação para um Mundo Mais Maker.

Que venha a MOCITEC 2023! Até lá…

Instagram: @mocitecmg