CEFET-MG

Informações

Apresentação

O curso técnico em Informática é ofertado na Unidade Leopoldina desde 1997 e possui três eixos principais:
(1) Desenvolvimento de sistemas para desktop, aplicativos móveis e Web, aplicando conteúdos de lógica, programação e banco de dados; (2) Suporte em sistemas operacionais, redes de computadores, montagem e manutenção de computadores; (3) Automação de pequenos projetos, abordando conteúdos básicos de sistemas digitais microcontrolados. O currículo do curso técnico em informática é moderno e está atualizado com as novas tecnologias, sendo um curso que prima pelo ensino de qualidade.

Objetivo do Curso

Formar profissionais com atitudes éticas, críticas e ativas, capacitados a exercer atividades de manutenção
de computadores, suporte ao usuário, desenvolvimento de projetos, instalação, produção e manutenção de sistemas informatizados, além de supervisionar equipes de trabalho que venham a desenvolver essas atividades.

Perfil do Profissional

O Técnico em Informática exerce atividades relacionadas à instalação de sistemas operacionais para desktop
e servidores, desenvolvimento e documentação de aplicações com acesso à internet e banco de dados, realização de manutenção em computadores de uso geral, além de instalação e configuração de redes de computadores de pequeno porte.

Campos de Atuação

  • Desenvolvimento e manutenção de Programas Aplicativos.
  • Montagem, manutenção e instalação de equipamentos, suporte em Sistemas Operacionais, bem como a administração e manutenção de Redes de Computadores.
  • Avaliação e especificação de necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários.
  • Coordenação de equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.
  • Elaboração de projetos, layouts, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.
  • Projeto de melhorias nos sistemas convencionais de programação, instalação e manutenção, propondo
    incorporação de novas tecnologias.